Pão Italiano assado na panela.

em

Ingredientes

2  e 1/4 xícara de farinha Branca ( 300g )

1 e 1/2 xícara de farinha integral ( 200g )

1 e 1/2 xícara de água ( 350 ml )

1/2 colher de sopa de sal ( 10g )

1 colher cheia de Melado de Cana ( 20g )

1/2 colher de sopa Fermento Biológico Seco ( 5g )

2 colheres de sopa de Azeite extra virgem ( 20g )

Preparo

  1. Misturar todos os ingredientes de uma só vez, se tiver uma batedeira que sove pão facilita a vida ( se não tiver uma batedeira vamos no modo antigo e manual, bora colocar a mão literalmente na massa ).
  2.  Depois que todos os ingrediente se tornaram uma única massa e hora de sovar; na batedeira eu cronometrei a sova em 8 minutos, porém na mão o tempo se estende de 10 á 15 minutos ! ( A dica pra quem estiver na mão é dividir a massa em duas ou até três partes para sovar, enquanto sova uma parte a outra descanse na geladeira, pois o friosinho não vai permitir que o fermento ative, e esta divisão não vai deixar a massa tão pesada na hora de sovar, mas lembre o segredo do pão principalmente quando você introduz a farinha integral é a sova ! pois é nesse processo que se desenvolve o glúten, o responsável pra segurar os gases do fermento que vai inchar e crescer bonitão o pão ! )
  3. Depois deste processo que é fundamental para o crescimento do pão, iremos descansar o pão por 30 minutos em um bowl/tijela untado com azeite.
  4. Pós os primeiros 30 minutos, iremos murchar a massa já inflada ( a ideia é você dobrar a massa de fora pra dentro, formatando uma nova esfera ) é retornamos a descansar a massa por mais 30 minutos.
  5. Pós a segunda fermentação a esfera estará crescido novamente, e novamente iremos dobrar de fora pra dentro, mas agora de uma forma delicada; não queremos perder todo o gás que esta preso. ( Sentirá que a massa estará mais macia e diferente da primeira fermentação ) Novamente descansaremos para a ultima fermentação só que agora por um período de 45 a 60 minutos. (Vai depender do clima do dia, ou do local onde você descansar a massa, a ideia é que a massa triplique de tamanho )
  6. Quando estiver faltando uns 25 minutos para seu pão terminar de crescer, pré aqueça seu forno na temperatura máxima com a panela que irá utilizar dentro pra esquentar bem ( no caso a minha panela é a de barro; aquelas de fazer moqueca com a tampa, pode se usar panelas de ferro, pedra, esmaltada… qualquer uma que não tenha peças que derretam no forno, se não tiver a tampa pode se tampar a panela com papel alumínio, a ideia e usar a panela pra fazer um forno dentro do forno; com isso toda a umidade da massa não se perde no forno, ela fica concentrada na panela o que vai ocasionar em um fenômeno de expansão e cozimento da massa antes de tostar a parte de fora do pão, e com esse cozimento lento a formação da crosta será a ultima coisa a ser assada o que ocasionará numa casca grossa e crocante típica de um pão italiano ou pães assados em fornos que injetam vapor ao assar. )
  7.  Com a panela quente e com cuidado forre com pouco de farinha de trigo a panela e com delicadeza coloque a esfera do pão na panela. Com um estilete ou gilete faça sua assinatura 😛 corte em x ou em quadrado fazendo cortes fundos sem medo ! (por isso tem que ser algo bem afiado que corte sem fazer força ou serrar evitando murchar o pão, se não tiver nada para cortar é preferível não cortar ! ) tampe a panela e leve ao forno por 25 minutos com a tampa a 220º c. (forno alto)
  8. Retire a tampa e deixar assar por mais 20 minutos a 200ºc  (forno médio)
  9. Retire o pão da panela com cuidado com um pano de prato, de ponta cabeça bata no pão como se fosse bater na porta com toc-toc se estiver oco, está assado o pão. Se sentir que ainda está meio branquinho o pão, diminua o forno pra 180ºc e numa forma comum finalize a cocção do pão até sentir que ele está bem assado e tostadinho (Brasileiro tem mania de comer pão branco, mas quanto mais assado mais crocante a casca do pão fica e menos indigesto será no seu estomago, sem falar que os sabores ficam melhores )
  10. Voi là ! Temos nosso pão Italiano com aquela carinha de rústico que vale uma nota naquela padaria cara do Jardins 😉 Mas antes de sair correndo fatiar seu pão, espere 15 minutos depois de sair do forno, pois os vapores ainda estarão no pão e se você for desesperado comer seu pão recém saído do forno, pode ter a sensação que ele estará crú, mas na verdade são os vapores que ainda estarão no pão. Espere e com certeza vai se surpreender com seu pão italiano caseiro.

 

Já sabe, fez a receita e postou nas redes sociais, use a hashtag #CHrecipe #CHgourmet ! 😛

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s